clinica Especialista Dúvidas Frequentes Orientações e Dicas  
 
 
 
 
 
ORIENTAÇÕES AO PACIENTE CIRÚRGICO
 
  CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA

Pacientes que se internam no dia da cirurgia: É recomendável que realizem consulta pré anestésica, que deverá ser agendada com a equipe de anestesistas indicada. Leve os exames mais recentes e a lista de medicamentos em uso.
Pacientes que se internam de véspera: serão avaliados no hospital pela equipe de anestesistas.

 
  AVALIAÇÃO COM CARDIOLOGISTA

Recomenda-se aos pacientes com mais de 40 anos que consultem seu cardiologista de confiança.

 
  PREPARO DO INTESTINO PARA CIRURGIA

Cirurgias do cólon (tumores, doença diverticular, etc): habitualmente são realizadas lavagens intestinais no hospital, na véspera da cirurgia.
Cirurgias do ânus (hemorroidas, fístulas, etc): recomenda-se aplicar, em casa, um Fleet enema® na noite anterior à cirurgia (propicia maior conforto no pós-operatório); não devem ser usados laxantes.
Cirurgias de hérnias, da vesícula, etc: não é necessária a limpeza do intestino.

 
 

ALIMENTAÇÃO ANTES DA CIRURGIA E PERÍODO DE JEJUM

Cirurgias do cólon (tumores, doença diverticular, etc): fazer dieta líquida sem resíduos (sopa bem rala, chá com torradas, gelatina, sorvete, biscoito de polvilho, líquidos sem polpa à vontade) na véspera da cirurgia.
Cirurgias do ânus (hemorroidas, fístulas, etc): fazer dieta leve na noite anterior à cirurgia.
Cirurgias de hérnias, da vesícula, etc: fazer dieta leve na noite anterior à cirurgia.

 
 

JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO

É preciso respeitar um tempo de jejum de 6 (seis) horas antes de qualquer cirurgia.

 
 

HORÁRIO DA INTERNAÇÃO (PACIENTES QUE SE INTERNAM DO DIA DA CIRURGIA)

Chegar ao hospital 1 (uma) hora antes do horário previsto para a cirurgia. Nos dias que antecedem a cirurgia, o paciente deverá ligar para o consultório para certificar-se do seu horário. É importante esclarecer que o horário marcado para a cirurgia é apenas estimativo. O andamento das cirurgias no Centro Cirúrgico poderão atrasar as cirurgias subsequentes. É importante que o paciente mantenha-se tranquilo e confiante.

 
 

ACOMODAÇÃO HOSPITALAR

O paciente deverá certificar-se com o seu plano de saúde qual a acomodação hospitalar a que tem direito. Os pacientes internados em enfermaria ficarão acomodados com outro paciente no mesmo quarto. Caso deseje uma acomodação individual (apartamento), o paciente deverá fazer essa opção no momento da internação. A mudança da acomodação implicará no pagamento de honorários adicionais para a equipe médica e da diferença das diárias pelo hospital.

 
 

ACOMPANHANTES

É interessante que algum familiar acompanhe o paciente no dia da cirurgia. Ao término da operação, o cirurgião estará disponível para dar ao acompanhante as informações sobre a cirurgia realizada.

 
 

INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO

O(a) instrumentador cirúrgico é um profissional de enfermagem que auxilia o cirurgião durante a cirurgia. Ele(a) é responsável pelo bom andamento da cirurgia, preparando fios, materiais e instrumentais necessários ao ato cirúrgico. A grande maioria dos planos de saúde não dá cobertura aos honorários desse(a) profissional. Pela importância do seu trabalho, o(a) instrumentador(a) cirúrgico deverá ser remunerado pelo próprio cliente/paciente, ao término da cirurgia.


 
Proctoclínica Ribeirão Dr. Aiodair - Av. Santa Luzia, 630 -Jardim Sumaré - Fones: (16) 3621.1122 - (16) 3911.2002
Ribeirão Preto - SP - Todos os Direitos Reservados - 2013 - Produzido por Saulo Bueno